quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Espelho


Acontece muito mais hoje quando encaro o espelho:
Eu mexo o olho e vejo ele mexendo o olho.
Eu faço cara feia e vejo ele fazendo cara feia.
Eu levanto as mãos para o céu e vejo ele levantando as mãos para o céu - como ele nunca faria.

Encontro fácil em mim a vocação para o ócio, embora eu não partilhe da aversão ao trabalho.
Suas palavras eram raras e duras.
Por muito tempo achei que ele era triste, mas não, ele tinha uma ideia muito particular de felicidade.

Foi engraçado seu jeito de se tirar da nossa vida. Mudando-se para noite, desabitou nosso dia.
Ausentou-se o quanto pode, até esquecer o caminho de volta, deixando só um corpo com o olhar solitário e sem rumo.

Choro e ele também chora.

Tento abraça-lo mas nossos braços apenas se tocam.

Nosso sorriso é encantador e o obrigo a sorrir para mim:

- Dói?

"e me abracei na bola e pensei ser um dia
um craque da pelota ao me tornar rapaz
um dia chutei mal e machuquei o dedo
e sem ter mais o velho pra tirar o medo
foi mais uma vontade que ficou pra trás"
Espelho - João Nogueira

Nenhum comentário: